Brasileiros em alta

Brasileiros em alta

O Salão Internacional do Móvel de Milão pode ser lembrado sobretudo em função de dois pontos. No primeiro, o Brasil finalmente deixa o papel de coadjuvante para marcar presença em peso; designers expondo seu trabalho, além dos expositores do Satellite. Grandes marcas realizaram recepções exclusivas aos visitantes brasileiros: Gervasoni, Paola Lenti e Missoni, dentre outras. No segundo, o Salone Satellite, ao completar 15 anos, deixa para trás a fama de ter apenas bons conceitos e apresenta, sim, bons produtos, fruto de designers estruturados, com apoio de grandes empresas.
O Brasil foi representado de Sul a Nordeste. O mato-grossense Sérgio Matos mostrou um trabalho com muita tropicalidade, mas também internacional. A mesa Quanto Queres, a poltrona Cariri e o tapete Marakatú, em destaque, pois, além de trazer as raízes brasileiras, apresentam parceria especial com a By Kamy. A gaúcha Nicole Verdi debutou no I Saloni com bela coleção. A linha Fractal mesclou estrutura metálica e trabalhos artesanais.

Apresentei a linha Samba, com a nova versão da peça Poltrona New Supernova, estreia no Salão de Milão de 2012. Produzida pela italiana Fasem, de couro. Levei ainda a poltrona Squeleto, que recon-textualiza cabides para vestuário, e a poltrona Jacaré, de resíduos de madeira, um contraste de materiais hi-tech e no-tech.
O grande privilégio foi representar nosso País a convite da cura-dora Marva Griffin em uma mesa-redonda sobre o futuro do design no Bric, ao lado de Fábio Novembre, Sebastian Errazuriz (Chile), Mann Singh (índia), Gabriele Meldaikyte (Lithuania), Zuo Yan (China) e Shahira H. Fahmy (Egypt). Pude encher os pulmões e bradar que o Brasil não só está em ascensão econômica, mas cultural. Prova disso? Éramos 10 mil brasileiros no I Saloni de acordo com o mais tradicional jornal italiano: o Corriere dela Sera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>