Na ponta do lápis

Uma mesa grande demais na sala, interruptor a menos ao lado da cama. despesas extras e comprometedoras do orçamento. Para não provar dessas agruras, só há um jeito: comece a planejar a decoração de sua casa no papel.

■ Planta baixa: sobre ela, você estuda o que cabe nos ambientes. Para facilitar, reproduza em escala maior e em papéis separados os espaços da casa e, com lápis e borracha na mão. distribua o mobiliário.

■ Alterações estruturais: com os móveis desenhados. veja sé não é preciso mudar o lugar ou acrescentar tomadas, interruptores e pontos de luz no teto ou nas paredes. Avalie também outras obras que podem trazer melhorias aos ambientes, como ampliação de janelas, integração de espaços, instalação de portas de correr etc.

■ Levantamento de custos: comece pela mão-de-obra o tipo de profissional necessário (pedreiro, pintor, eletricista, marceneiro, tapeceiro). tempo do serviço e custo de cada um deles. Depois liste o preço dos móveis comprados prontos, luminárias e complementos. como quadros e tapetes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>